A escolha técnica feita pela Prefeitura de Laranjeiras do Sul por meio da Secretaria de Agricultura para o Plano Safra 2025/2026 está produzindo excelentes resultados. A variedade de milho PWU Pioneer 3322 fornecida aos pequenos agricultores do município, em agosto de 2025, apresentou excelente germinação, bom desenvolvimento das plantas e alto rendimento na produção de silagem.
O contraste com os ciclos anteriores é notável. Nos últimos quatro anos, a mesma variedade de milho venceu os processos licitatórios, mas apresentou baixa produtividade. Neste ciclo, a mudança na escolha das sementes trouxe resultados concretos que já podem ser observados nas cerca de 221 propriedades atendidas pelo programa. “A diferença está visível nas lavouras. A germinação foi uniforme, as plantas se desenvolveram bem e o rendimento na silagem superou as expectativas”, destacou o Diretor da Secretária de Agricultura, Jean Carlos, que realizou visitas nas propriedades durante o período de colheita no início de 2026.
A entrega do Plano Safra 2025/2026, em agosto de 2025, contemplou cerca de 22 comunidades do município, incluindo Linha São José, Alto São João, Campo Mendes, Linha Pechinski, Passo Liso, Linha Carlotto, Colônia Santo Antônio, Rio do Tigre e Rio Leão, entre outras localidades. Além do aumento quantitativo nos insumos distribuídos: a ureia passou de 8 para 12 sacas e o adubo de 12 para 15 sacas, cada produtor recebeu 3 sacas de milho PWU Pioneer 3322, contendo cerca de 60 mil sementes cada. A variedade foi selecionada especificamente por ter mais rendimento de matéria verde por hectare, característica fundamental para a produção de silagem, além de oferecer bom potencial produtivo e estabilidade, boa qualidade de grãos e superprecocidade.
No mercado, essa variedade possui valor médio de aproximadamente R$ 1.200 por saca. Porém, graças ao processo licitatório aliado a um subsídio da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, foi disponibilizada aos produtores com cerca de 50% de desconto, tornando acessível uma semente de reconhecida qualidade. Por fim, o alinhamento técnico da administração municipal com a realidade do pequeno produtor local marca uma nova fase na produtividade agrícola do município.
13/02/2026