Notícias

Saúde alerta sobre prevenção de acidentes com escorpiões

A- | A+
Compartilhar
Com a chegada da primavera e verão, o clima fica mais propício para a infestação de animais peçonhentos. Por conta disso, alguns cuidados com animais invertebrados de pequeno porte, como o escorpião, merecem maior atenção. A divisão de Vigilância Ambiental em Saúde de Laranjeiras do Sul afirma que é importante seguir alguns cuidados para prevenir acidentes com animais peçonhentos. Segundo a bióloga Nádia de Assis, devido ao clima quente e úmido, é propenso à proliferação de escorpiões, principalmente no período entre setembro e março, que são considerados meses quentes e chuvosos.

Para evitar esse tipo de problema, tanto dentro de casa e quanto em quintais e demais áreas ao ar livre, é necessário adotar alguns cuidados, principalmente a higiene adequada. “Os escorpiões gostam de se esconder em materiais de construção, caixas de esgoto, entulho, frestas e buracos em paredes, além de caixas de fiação elétrica, de telefone e tomadas abertas. Para evitar o surgimento deles é importante colocar telas de proteção nas janelas, ralos, aqueles rodinhos de vedação nas portas”, afirmou a bióloga.

A bióloga alerta que também é necessário redobrar os cuidados para evitar o aparecimento de baratas, pois elas são a fonte de alimento dos escorpiões. Ou seja, a presença de baratas significa ameaça de escorpiões em busca de alimento. É importante manter os ambientes limpos. Limpar a caixa de gordura, evitar deixar migalhas espalhadas pela casa e ter cuidado com o lixo, pois tudo isso atrai as baratas, que consequentemente podem atrair os escorpiões.

“O escorpião não sai de seu abrigo para picar ninguém”. Geralmente os acidentes acontecem porque alguém pisou, colocou a mão em um lugar e o esmagou. Por isso é importante verificar lençóis, roupas de cama e toalhas antes de usar. Além de afastar as camas das paredes. A melhor maneira de prevenir o aparecimento dos escorpiões é a limpeza correta de todas as áreas das residências e colocação de barreiras de proteção nos possíveis locais de entrada dos escorpiões”, esclareceu Nádia Assis.

TIPOS DE ESCORPIÕES
O Paraná possui vários escorpiões nativos, como o marrom (Tityus costatus e Tityus bahiensis), e o pretinho, do gênero Bothriurus, espécies que não apresentam acidentes graves. No entanto na década de 80 foi introduzido no estado do Paraná o escorpião amarelo (Tityus serrulatos) espécie de maior periculosidade. A orientação é que caso ocorra da pessoa, ao ser picada por um escorpião, deve imediatamente dirigir-se à Unidade de Saúde ou unidade Hospitalar, mais próxima de sua casa, para ser devidamente avaliada por um médico, o qual tomará a conduta preconizada.

Lembre-se: os escorpiões só buscam as residências por oferecerem a eles abrigo e alimento. Mantenha sua casa limpa e livre de entulhos. Caso encontre em sua residência um escorpião da cor “amarela” comunique o departamento de Vigilância em saúde no telefone (42) 3635-7595, ou se tiver capturado também pode levar até o departamento de Vigilância, que está localizado embaixo da capela mortuária, na Rua Valdomiro Beê, número 10, centro Laranjeiras do Sul.


22/11/2021