Secretaria da Saúde recebe 14 novos agentes comunitários de saúde

Laranjeiras do Sul agora conta com mais 14 agentes comunitários de saúde (ACS), que complementam as equipes das Unidades Básicas de Saúde do Município. Os novos profissionais concursados foram nomeados nesta segunda-feira, 11. Com essa adição, o município atinge a capacidade máxima e alcança uma cobertura de 100% no município. Para se ter uma ideia, em 2005, eram apenas 7 profissionais. Agora são 80.

O Prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, sensibilizado com a situação atual da saúde e do alto índice de focos de dengue, registrados pela Secretaria de Saúde do Estado, ressaltou a importância do novo quadro de funcionários, que compõem vários pilares. “O ACS é a principal ponte entre a unidade de saúde e a comunidade, são profissionais essenciais para o acesso do usuário ao SUS” destacou o prefeito.

Os ACS desenvolvem trabalhos importantes de prevenção às doenças e vigilância à saúde, com ações de integração dos usuários das unidades de Atenção Primária à Saúde. “Esses profissionais têm um papel fundamental para a saúde. Eles compõem as equipes das UBS’s, que é um modelo de atenção fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família”, finalizou o prefeito.

Somente neste mês de março foram 15 agentes comunitários de saúde nomeados pela prefeitura. No dia 1º de março, foi nomeada uma profissional para atender as famílias da comunidade do Rio Verde.

Os novos Agentes Comunitários de saúde nomeados vão atuar nas seguintes comunidades:
-Linha São José e Alto São João;
-Palmeiras e Vila Industrial;