Após novo boletim, secretaria de saúde reforça ações para combater o mosquito transmissor da dengue

Laranjeiras do Sul conta neste início de ano com 6 casos positivos além de 43 notificações

O combate à dengue é incessante em Laranjeiras do Sul. Após o novo informe da dengue divulgado, onde o município aparece com seis casos positivos da doença além de 43 notificações, a Secretaria de Saúde já está em campo para reforçar as ações nas regiões que tiveram o cenário mais grave. As ações estão sendo feitas pelos agentes de Endemias, com o foco principal na consciencialização, orientações e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração de toda a população para receber os agentes e intensificar os cuidados neste período de chuva e calor. “Pedimos que os moradores façam o dever de casa, com a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. O combate à dengue é dever de todos, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público”, afirmou o secretário de saúde Valdecir Valicki.

NOVO BOLETIM
O novo informe semanal da dengue divulgado hoje registra 3.593 novos casos no Paraná, sem novos óbitos pela doença. O período sazonal 2023/2024, que teve início em 30 de julho, soma 12.782 casos confirmados e 58.566 notificações em todo Estado. As 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados da doença.

SINTOMAS
A dengue é transmitida durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. Após a picada, os sintomas podem se manifestar na maioria das vezes em até 15 dias. Geralmente, o primeiro sintoma é febre elevada (39°C a 40°C), que persiste de dois a sete dias, acompanhada por dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e nos olhos. Manchas podem aparecer na face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ser observados.

Na presença de algum dos sintomas citados, procure imediatamente o atendimento em um serviço de saúde. Evite a automedicação.

ZIKA E CHIKUNGUNYA
O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão, além da dengue, da zika e chikungunya. Durante este período, não houve confirmação de casos de zika, com 49 notificações e nenhum óbito confirmado. O novo boletim confirmou ainda 13 novos casos de chikungunya. Desde o início do período sazonal já houve o registro de 381 notificações e 44 casos da doença.

17/01/2024