Laranjeiras do Sul conquista a certificação Susaf-PR

Com a chancela do sistema unificado de sanidade alimentar, agroindústrias do município poderão comercializar seus produtos em todo o Paraná

Após um longo período de adequações nos sistemas de inspeção municipal, o município de Laranjeiras do Sul, conquistou a chancela do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. Na tarde desta quinta-feira, 23, o prefeito Berto Silva recebeu das mãos de representantes da Adapar, IDR e SEAB, o tão sonhado selo.

Para aderir ao Susaf-PR, o município precisou adequar o sistema de inspeção municipal com base nos critérios estabelecidos pela Adapar, que orienta o município a implantar um serviço de inspeção, apresentando modelos de legislação e documentos, indicando as legislações do País que norteiam os serviços de inspeção.

“Isso permite que as agroindústrias do município, devidamente legalizadas, expandam suas fronteiras e vendam seus produtos em qualquer parte do território paranaense. Vale ressaltar que apenas 15% dos municípios do Paraná possuem este selo, o que evidencia a importância desta conquista para Laranjeiras do Sul. A novidade abre perspectivas para a adesão futura ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISB), viabilizando a comercialização em todo o território nacional”, afirmou o prefeito Berto Silva.

SUSAF - O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

23/11/2023