Notícias

Secretaria de Saúde promove ações alusivas ao Dia Mundial de luta contra a AIDS

A- | A+
Compartilhar
O Dia Mundial de luta contra à AIDS, é comemorado internacionalmente no dia 1° de dezembro, uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida. Por isso, no Brasil, o Ministério da Saúde instituiu a campanha Dezembro Vermelho, que propõe um mês dedicado às ações de conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções sexualmente transmissíveis. 

O Dezembro Vermelho, marca uma grande mobilização nacional e regional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. O movimento objetiva, conscientizar a todos a respeito, infecções causadas por vírus, bactérias, que são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino.

Em Laranjeiras do Sul, de acordo com os dados mais recentes, o município conta com 98 pacientes infectados com o vírus, sendo 46 homens e 52 mulheres. No ano de 2023, foram registrados 2 casos novos de HIV, sendo um do sexo masculino e outro feminino. Todos em tratamento antirretroviral.

Entre as ações que serão realizadas pela Secretaria de Saúde, teremos no dia 7 de dezembro, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Laranjeiras do Sul, a oferta de teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além da atualização da caderneta de vacinação. O serviço será oferecido, nos três turnos, manhã, tarde e noite. 

Como fazer o teste de HIV?
Na saúde pública, os testes podem ser feitos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no CTA /SAE Centro de testagem anônima do Serviço de Atendimento Especializado. O profissional de saúde coleta uma gota de sangue, através da punção digital, para que seja realizado o teste diagnóstico. Esse tipo de procedimento é conhecido como teste rápido. O material é submetido ao reagente que apresenta o resultado positivo ou negativo. Os TR são ofertados em todas UBS da Secretaria Municipal, SAE que é o Serviço de Atendimento Especializado, possui o CTA Central de Testagem e Aconselhamento, onde o usuário pode procurar o serviço espontaneamente, sem a obrigatoriedade de portar pedido médico.   

Como se proteger?
O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites virais B e C. O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

Quais os sintomas do HIV/AIDS?
Uma das principais causas de o HIV e a Aids passarem despercebidos é que os primeiros sinais da infecção pelo vírus são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Isso acontece entre seis e oito semanas após a infecção. Essa confusão sobre os sintomas faz com que cerca de 6 milhões de pessoas no mundo não saibam que são portadoras do HIV. Por isso, caso tenha mantido contato suspeito, procure um posto de saúde para fazer o teste. 


23/11/2023