1ª Conferência Intermunicipal de Cultura é realizada em Laranjeiras do Sul

Nesta terça-feira, 24, no Clube Rancho Alegre, a prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, realizou a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura do município. Participaram do evento, membros da sociedade civil, conselheiros de cultura, produtores (as) de arte, trabalhadores (as) da cultura, e representantes de entidades e coletivos do setor cultural de Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Virmond, Cantagalo, Foz do Jordão, Rio Bonito do Iguaçu e Candoi.

A 1ª conferência Intermunicipal do Polo 5, teve como principal objetivo debater os 6 eixos temáticos, para elaboração de propostas no âmbito municipal, estadual e federal, como prioridades para os municípios na área cultural, alinhados à 4ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, em Foz do Iguaçu.

As propostas definidas como prioridade na Conferência Intermunicipal serão apresentadas na Conferência Estadual pelos delegados eleitos na Conferência. E, todas as propostas são direcionadas a melhorias e investimentos no setor cultural.

Eixos que foram discutidos:
Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

CONFERÊNCIA ESTADUAL
A Secretaria de Estado da Cultura vai realizar, nos dias 4 e 5 de dezembro, em Foz do Iguaçu, a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento reunirá delegados natos e delegados eleitos pelos municípios paranaenses para revisar o Plano Estadual de Cultura (PEC-PR) e debater os eixos temáticos e setoriais.
As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização. O objetivo deste encontro é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.

24/10/2023