Notícias

Concluído mais uma capacitação para cuidadores de idosos, acamados e cadeirantes

O curso objetivou capacitar a pessoa para o ato de cuidar, acompanhar nas atividades diárias, tais como: alimentação, higiene pessoal, vestuário, prevenção de quedas e acidentes domésticos, dentre outras atividades

A- | A+
Compartilhar
A Secretaria Municipal de Saúde, coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), desenvolveu mais uma capacitação para cuidadores de idosos, acamados e cadeirantes. O curso iniciou no dia 9 de agosto, com 20 participantes, que atuam na função ou que pretendem ser cuidadores futuramente, participaram da capacitação. O encerramento com a entrega de uma declaração de participação, foi realizado nesta quarta-feira, 13. 

A capacitação contou com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes social e médicos. Durante os encontros tivemos a troca de experiências da vivência como cuidador e a elucidação das dúvidas que os profissionais trazem consigo. A capacitação será realizada em 6 módulos, ministrados por profissionais de saúde, semanalmente. 

As palestras e procedimentos práticos foram sobre: higiene e saúde bucal; O papel do cuidador/Urgências no domicílio/Higiene corporal e cuidados com a pele; Alimentação saudável/Disfagia; Efeitos da imobilidade e importância do movimento/Prevenção de quedas/Orientação sobre medicação; Direitos sociais/Tipos de violência e Demências. 

A figura do cuidador é antiga. Remete a alguém que se responsabiliza por outro cuja fragilidade requer atenção especial. A tarefa, originalmente desempenhada por um membro da própria família, adequa-se hoje às mudanças comportamentais das últimas décadas. Seja o cuidador um profissional contratado ou alguém do próprio núcleo familiar, seu papel é zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura e recreação da pessoa atendida.

14/09/2023