Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias concluem curso técnico do programa ‘Saúde com Agente’

Além do certificado cada agente recebeu um kit do programa, contendo chapéu, camisa, colete e mochila

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (18), solenidade de entrega de certificados de conclusão de cursos técnicos para 33 profissionais da Secretaria de Saúde, sendo 30 agentes comunitários de saúde e 3 agentes de combate a endemias. Durante 11 meses, eles tiveram aulas práticas e teóricas, nas modalidades presencial e EAD (Educação a Distância), por meio do Programa Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde para ampliar a qualificação técnica dos profissionais e aprimorar, ainda mais, os serviços prestados à população.

Foi o primeiro curso teórico a que tiveram acesso, em mais uma ação para melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária. Também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

O programa “Saúde com Agente”, também busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), com uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população. Além do certificado cada agente recebeu da prefeitura um kit do programa, composto por chapéu, camisa, colete e mochila.

PROGRAMA
A adesão ao programa foi de 97% dos municípios brasileiros, totalizando 200 mil estudantes matriculados, 4.400 tutores e supervisores e 11 mil preceptores e supervisores de preceptoria. Além da oferta do curso técnico, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um curso de extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país.

RELAÇÃO DOS FORMANDOS
-Adriana Aparecida Smak