Secretário-chefe da Casa Civil anuncia mais R$ 5 milhões a fundo perdido para Laranjeiras

Investimentos do Governo do Estado no município rompem a barreira de R$ 60 milhões; só em pavimentação já são R$ 12 milhões assegurados

Márcio Marreiros, do Instituto São José, Scarpari, Rossoni e Berto Silva celebram aporte financeiro revigorado para a reabertura da UTI

Incumbido de representar o governador Beto Richa, o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, esteve em Laranjeiras do Sul nesta quinta-feira, 27. No novo auditório da Acils, que ficou completamente lotado, ele anunciou uma série de investimentos estaduais para o município. O mais vultoso deles foi a liberação de R$ 5 milhões, a fundo perdido, para recape asfáltico –  outros R$ 7 milhões já haviam sido liberados através do programa “Paraná Urbano”, e a  Prefeitura já havia anunciado R$ 1 milhão em recursos próprios para calçamento. Ou seja, serão R$ 13 milhões investidos em pavimentos novos e recape, sendo R$ 12 milhões provenientes dos cofres estaduais.

Além disso, Rossoni autorizou mais R$ 400 mil para compra de caminhão dotado de esteiras mecânicas, prensas hidráulicas, empilhadeiras e balanças para coleta seletiva de lixo. Outros R$ 600 mil foram assegurados por meio do Programa de Apoio aos Municípios (PAM II), R$ 800 mil para reforma de oito colégios estaduais, e R$ 149 mil de emenda parlamentar para melhorias no colégio estadual Vila Industrial.

E o mais importante e surpreendente anúncio do evento: Rossoni, que também possui mandato de deputado federal, aumentou de R$ 600 mil para R$ 3 milhões em emendas parlamentares para Laranjeiras do Sul no ano que vem.  Na somatória de todas as ações, até agora, já são mais de R$ 60 milhões garantidos pelo Estado para o Município só neste ano.

Por outro lado, a reabertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mereceu um capítulo à parte na solenidade. Rossoni autorizou a liberação de R$ 540 mil para compra de equipamentos: R$ 140 mil a mais do que havia sido anunciado no dia 3 de julho, quando o processo de reativação da unidade foi oficializado pela Secretaria de Estado da Saúde, e R$ 300 mil mensais para o seu custeio.

Durante a cerimônia, Roberto Antônio Sgarbossa, de Rio Bonito, que teve seu pai salvo pela UTI antes de ela ter sido fechada emocionou o prefeito Berto Silva, o secretário Rossoni e as demais autoridades presentes, bem como o público em geral.

A solenidade, ainda contou com as presenças do secretário municipal de Saúde Scarpari, do presidente da Câmara de Vereadores João Scheffer da Silva, secretários municipais, vereadores, empresários, lideranças comunitárias e jornalistas.

Para o prefeito Berto Silva, foi uma noite histórica para Laranjeiras do Sul, marcada por emoção, gratidão e congraçamento. “O que a gente viveu aqui é algo inexplicável. Eu não imaginava estar passando por isso em menos de sete meses de governo. Surpreendeu a mim mesmo pelas conquistas”, afirmou. Berto concluiu dizendo que a maior conquista da noite, foi o anúncio dos recursos para compra dos equipamentos da UTI. “O retorno da UTI tem um sentimento maior, já que estamos conquistando algo pela segunda vez”, disse.

27/07/2017